Faça o jogo das expressões

Mafagafo 002 (2)

Materiais:

- Capas usadas de pastas plastificadas, ou capas plásticas de apostilas, ou outro material não aderente, preferencialmente em cores mais claras. Podem ser todas iguais ou não, e devem ser em bastante quantidade (umas 6 no mínimo).

- Caixas de cereais, amido ou outras, que se possa colorir no verso.

- Lápis de cor.

- Cartões de cores variadas, reciclados ou sobras.

- Fita dupla-face e tesoura.

- Folhas A4.

- Caixa de boca grande, ou pote plástico, que caibam as mãos das crianças.

Como Fazer:

1 – Desenhe um forma oval grande para o rosto (um pouco menor que uma folha A4), e use-a como molde para riscar e recortar de 6 a 10 rostos iguais, usando o material não aderente (capas plastificadas).

2 – No verso das caixas recicladas, desenhe diversos tipos de: olhos (o par), sobrancelhas (o par), narizes, bocas, bigodes, cavanhaques, barbas, etc…, e pinte-os com lápis de cor, (ou outro material que não borre ou manche).

DICA:

Para desenhar olhos, bocas,  etc,  antes copie  modelos  observando diversos livros e revistas infantis, ou  outras, fazendo esboços variados. Não esqueça de fazer em um tamanho proporcional aos rostos. Não se preocupe em fazer perfeitos, mas sim variados, pois as crianças são muito imaginativas e não percebem e nem ligam para isso.

3 – Com os cartões coloridos, e usando o molde do rosto como base, faça diversos tipos de cabelos, femininos e masculinos, com bonés, com chapéus, com laços e/ou penteados variados.

4 – Recorte os elementos e vá colocando-os em ordem sobre uma das superfícies plastificadas, usando pedaços pequenos de fita dupla-face. Para cabelos, use apenas 2 ou 3 pedacinhos de fita dupla-face, pois devem ser fáceis de retirar e colocar nos rostos.

OBS: na foto abaixo as crianças já tinham manipulado, por isso as partes do rosto estão meio bagunçadas.

Mafagafo 003 (2)

5 – Recorte pedaços de papel ou cartão e escreva em cada um deles diversas características.

SUGESTÕES DE CARACTERÍSTICAS: Mais narigudo, menos narigudo, mais normal, mais esquisito, mais alegre, mais triste, mais bravo, mais feio, mais bonito, olhos maiores, olhos menores, melhor montagem, pior montagem, sobrancelhas mais grossas, sobrancelhas mais finas, mais parecido com bicho, mais parecido com gente, mais parecido com monstro, etc... Essas características podem ser elaboradas antecipadamente com as crianças.

Comentários

Ivoni gama disse…
Deus abençoe sua generosidade em compartilhar seu saber. Gostaria de receber as regras do jogo que você criou do jogo das Expressões.

Postagens mais visitadas